segunda-feira, 26 de abril de 2010

Reprodução Humana-exercícios e sites


Agora estamos a dar a reprodução humana, se quiseres saber mais sobre o tema, aqui tens um link muito interessante, clica aqui.


Na sala de aula vimos este video...se quiseres podes revê-lo:




E mais um video para aumentares o teu conhecimento:



Sites onde podes testar os teus conhecimentos:


Orgãos de reprodução


Função dos orgãos reprodutores


Palavras cruzadas

Caracteres sexuais primários e secundários

sábado, 17 de abril de 2010

Dicas para cuidar da nossa pele



Olá turma 6ºB!! Vou digitar aqui algumas das mais importantes informações para o cuidado da nossa pele, mais a mais, porque está chegar a estação quente e a nossa pele desidrata imenso no Verão,
por isso quando formos para a praia há duas coisas muito importantes para fazer:

-levar sempre o protector solar, com um índice de protecção superior a 30 (pelo menos nos primeiros dias de praia);

-e beber muita água porque faz muito calor e podem desidratar. Sobretudo, não fiquem ao sol durante muito tempo porque podem apanhar um "escaldão", que por sua vez, um dia mais tarde, pode provocar cancro de pele.

Também não devem esquecer que a exposição solar entre as 12 horas e as 16 horas é extremamente perigosa, pelo que devem evitar a praia nestas horas...aproveitem para fazer uma sesta, ou jogar às cartas com os amigos e familiares à sombra de árvores!!



O suor da pele


O Suor é um líquido que contém produtos de excreção e é produzido na glândulas sudoríparas, que se localizam numa camada da pele denominada derme. Cada glândula possui um canal, por onde passa o suor, que abre para o exterior através de uma abertura denominada poro.

Quando se acumula suor na nossa pele, ela fica irritada e cria odores desagradáveis, pelo que é muito importante tomar banho TODOS OS DIAS!!

O suor (ou também chamado de transpiração) é composto por sais, nomeadamente cloreto de sódio e por ureia.


É importante também que bebas muita água todos os dias para repor a quantidade de água que sai do teu organismo através da transpiração.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

A pele


Sabias que a pele (cútis ou tez) é o maior órgão do corpo humano?

A pele é o órgão que envolve o corpo determinando seu limite com o meio externo. Corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções, como: regulação da temperatura corporal, defesa do organismo, etc. A pele é um órgão vital e, sem ela, a sobrevivência seria impossível!

A pele apresenta três camadas: a epiderme, derme e hipoderme, da mais externa para a mais profunda, respectivamente.



A epiderme, camada mais externa da pele, é constituída por células epiteliais (queratinócitos) com disposição semelhante a uma "parede de tijolos". Estas células são produzidas na camada mais inferior da epiderme (camada basal ou germinativa).

A renovação celular constante da epiderme faz com que as células da camada córnea sejam gradativamente eliminadas e substituídas por outras.

As glândulas sudoríparas produzem o suor e têm grande importância na regulação da temperatura corporal. Existem por todo o corpo e produzem o suor eliminando-o directamente na pele.

As glândulas sebáceas produzem a oleosidade ou o sebo da pele. Mais numerosas e maiores na face, couro cabeludo e porção superior do tronco, não existem nas palmas das mãos e plantas dos pés. Estas glândulas eliminam sua secreção no folículo pilo-sebáceo.

- As unhas são formadas por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura, confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e pés.

- Os pêlos existem por quase toda a superfície cutânea, excepto nas palmas das mãos e plantas dos pés. No couro cabeludo, os cabelos são cerca de 100 a 150 mil fios e seguem um ciclo de renovação no qual aproximadamente 70 a 100 fios caem por dia para mais tarde darem origem a novos pêlos.

Bem Vindos à Toca das Ciências do 6ºB!


Bem vindos ao blogue das Ciências da Natureza da Turma do 6º B da Escola E,B 2 3 Damião de Góis. Aqui vão surgir muitos temas que são abordados nas nossas aulas de Ciências da Natureza.


Embarquem connocos nesta viagem!