segunda-feira, 12 de abril de 2010

A pele


Sabias que a pele (cútis ou tez) é o maior órgão do corpo humano?

A pele é o órgão que envolve o corpo determinando seu limite com o meio externo. Corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções, como: regulação da temperatura corporal, defesa do organismo, etc. A pele é um órgão vital e, sem ela, a sobrevivência seria impossível!

A pele apresenta três camadas: a epiderme, derme e hipoderme, da mais externa para a mais profunda, respectivamente.



A epiderme, camada mais externa da pele, é constituída por células epiteliais (queratinócitos) com disposição semelhante a uma "parede de tijolos". Estas células são produzidas na camada mais inferior da epiderme (camada basal ou germinativa).

A renovação celular constante da epiderme faz com que as células da camada córnea sejam gradativamente eliminadas e substituídas por outras.

As glândulas sudoríparas produzem o suor e têm grande importância na regulação da temperatura corporal. Existem por todo o corpo e produzem o suor eliminando-o directamente na pele.

As glândulas sebáceas produzem a oleosidade ou o sebo da pele. Mais numerosas e maiores na face, couro cabeludo e porção superior do tronco, não existem nas palmas das mãos e plantas dos pés. Estas glândulas eliminam sua secreção no folículo pilo-sebáceo.

- As unhas são formadas por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura, confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e pés.

- Os pêlos existem por quase toda a superfície cutânea, excepto nas palmas das mãos e plantas dos pés. No couro cabeludo, os cabelos são cerca de 100 a 150 mil fios e seguem um ciclo de renovação no qual aproximadamente 70 a 100 fios caem por dia para mais tarde darem origem a novos pêlos.

1 comentário:

  1. Olá! Gostei imenso do vosso blog.
    Espero que continuem a trabalhar nele, pois há colegas vossos que o utilizam para estudar e vocês estudam ao mesmo tempo que nele trabalham.
    Caso necessitem de alguma ajuda disponham.
    O meu blog é http://ajudaalunos.blogspot.com
    Bjos da professora Liliana Guerreiro

    ResponderEliminar